Últimas notícias

Vencedores do Milhão: Ricardo Zonta, 2013

Paranaense lembra de estratégia perfeita na vitória com equipe própria e com acionamentos do push de sobra

Assim como em 2012, a Corrida do Milhão de 2013 também fechou o calendário da Stock Car para definir o campeão da temporada. A quinta edição da prova aconteceu novamente no autódromo de Interlagos. A pole position foi de Allam Khodair, mas a vitória ficou com Ricardo Zonta, o primeiro paranaense – e o único até agora – a ter vencido a Corrida do Milhão.

Na época, Zonta pilotava por sua própria equipe, a RZ Motorsports, e largou da segunda posição. “Lembro que na corrida tudo se encaixou de maneira perfeita para que eu vencesse. Todos os obstáculos eram passados durante a prova sem precisar arriscar e fazendo o uso de uma estratégia perfeita”, conta.

Não que tivesse sido tranquilo. Não foi. “A maior dificuldade foi quando o carro 21 (Thiago Camilo) forçou uma ultrapassagem no S do Senna e acabou errando e me permitindo voltar à liderança”, lembra. “Dali em diante ficou mais fácil porque eu economizei muitos botões de ultrapassagem e terminei a corrida com acionamentos sobrando”, recorda.

O gosto por ter vencido, e com sua própria equipe, foi mais que especial, garante Zonta. “Foi uma emoção muito grande. Aquela vitória tinha as mãos de Deus para ter dado tudo tão certo”, afirmou.

Ricardo Zonta usou o prêmio para dar uma quantia a cada integrante da equipe. Outra parte ele doou para instituições de caridade e o restante foi investido em aplicações.

O título, por apenas três pontos, ficou com Ricardo Maurício, segundo colocado na prova.