Valdeno Brito destaca estratégias

Piloto já venceu em Santa Cruz do Sul

A Stock Car volta a competir neste final de semana no circuito de Santa Cruz do Sul (RS), onde a categoria fez em abril deste ano a sua primeira rodada dupla da história. Quem escreveu seu nome neste novo tipo de disputa foi Valdeno Brito, da equipe Shell Racing, ao se tornar o primeiro vencedor deste novo formato: ele ganhou a corrida 1, a mais longa, de 40 minutos mais uma volta.

Para este final de semana, o paraibano avalia que a evolução das estratégias de corrida ao longo da temporada deixará a disputa ainda mais emocionante.

"Foi uma emoção especial ser o primeiro piloto a vencer na Stock Car neste novo formato de rodada dupla. Havia muita expectativa sobre como seria o desenrolar das estratégias ao longo do domingo, e a escolhida por nós da equipe Shell Racing se mostrou a mais acertada. Foi um grande feito do time e sabemos que, na volta da Stock Car a esta pista agora em setembro, a competição será ainda mais acirrada, porque já há um entendimento maior destas táticas de corrida, já que foram realizadas outras cinco rodadas duplas depois disso", diz Valdeno Brito, oitavo colocado no campeonato, com 98 pontos.

Um importante diferencial da estratégia do piloto foi fazer uma parada rápida na corrida 1 - todos são obrigados a entrar no box para trocar ao menos um pneu. Nesta parada, é possível fazer o reabastecimento de Shell V-Power Etanol, o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as equipes. Quem opta por um pit rápido ganha vantagem significativa na corrida 1, mas pode ser obrigado a parar novamente na corrida 2, que é curta, de apenas 20 minutos, como explica Popó Bueno.

"Talvez por ter sido justamente a primeira rodada dupla da Stock Car, a corrida de Santa Cruz do Sul em abril foi uma das que mais viu estratégias diferentes entre os pilotos. Agora, estão todos com uma leitura mais refinada das corridas e por isso a competição aumentou. No meu caso, lembro que em abril fiquei muito perto de conseguir a pole position para a bateria 2 (chegou em 12o lugar e precisaria ter sido décimo), o que sabemos ser muito vantajoso para ganhar pontos na segunda bateria", diz Popó, que se diz fã do traçado gaúcho. "É um dos mais seletivos do calendário, com curvas de todos os tipos e bastante técnico."

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, destaca a importância de já iniciar bem os treinos de sexta-feira para conseguir ser competitivo nas duas corridas. "Temos que começar bem desde a primeira saída do carro do box, para poder evoluir o set up cada vez que o carro vai para a pista. É ótimo voltar para uma pista onde a Shell Racing já venceu, mas sabemos que agora será um novo desafio, pois todos já tem acesso a muitas informações sobre estratégia, e também consumo de combustível e pneu com os dados de 2014. Isso vai tornar a prova ainda mais imprevisível", diz Mattheis.

Os treinos da nona rodada da Stock Car serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, será realizado o treino de classificação, a partir das 14h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe as corridas no domingo, a partir das 10h.