Trabalho duro para Lapenna/Cozzi e Abbate/Costa

Pilotos da Hot Car seguem preparativos para a Corrida de Duplas. Neste sábado, acontece a definição do grid

Depois de um shakedown e treinos extras nos dias anteriores, os pilotos da Stock Car foram para a pista nesta sexta-feira (4) para dois treinos livres e novos ajustes nos seus carros no traçado do autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), que será palco da Corrida de Duplas, neste domingo (6).

A prova marca a abertura da temporada 2016 e terá sua largada às 12h30 (com transmissão ao vivo do SporTV). Neste sábado (5), os pilotos terão mais um treino livre pela manhã e o classificatório ao meio-dia (também ao vivo no SporTV).

Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), hoje foi mais um dia de bastante trabalho e resultados satisfatórios. Pela manhã, o aniversariante Felipe Lapenna e seu convidado, Marco Cozzi, ficaram em 16º lugar. À tarde, completaram a segunda sessão em 22º. Os companheiros Raphael Abbate e Nicolas Costa ficaram em 24º e 28º. A melhor volta do dia ficou com a dupla Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico, da Voxx Racing Team, que virou em 1min19s034.

Lapenna, que volta à equipe Hot Car este ano, deixou a pista satisfeito e animado. "O Cozzi, no primeiro treino, foi muito bem. Ele fez o oitavo tempo no grupo dele e eu o sétimo. Ele pegou bastante a mão do carro e estou bem feliz com o desempenho dele. À tarde, a gente trabalhou no acerto do carro pra mim, testamos algumas coisas e estava com o pneu muito velho. No final, passamos um pneu melhor, fizemos alguns ajustes e não foi tão bom. Mas já sabemos o que é. Amanhã eu acredito que temos condições de ficar entre os 12 ou 13 primeiros", declarou o paulista que ganhou bolo nos boxes da equipe, em comemoração aos seus 30 anos.

Cozzi, um dos destaques do Campeonato Brasileiro de Turismo, também tem se mostrado feliz com sua primeira experiência num Stock Car. "O primeiro contato foi muito satisfatório. Gostei muito do carro. Viemos andando sempre entre os primeiros tempos com pneus velhos, mas no segundo treino a pista emborrachou bastante e mudou. Mas vamos acertar e trabalhar, o carro está muito bom. Gostei muito por causa da potência e dos pneus principalmente, porque o motor tem força e o pneu segura bem. Os contornos de curva com força G são bem mais rápidos e bem mais prazerosos de pilotar. Vamos ver para amanhã se a gente consegue melhorar um pouquinho mais. Juntando tudo, foi um dia satisfatório. Vamos estar numa disputa boa", destacou o também paulista de 34 anos.

Reeditando a parceria de 2015 na Corrida de Duplas, Abbate e Costa enfrentaram alguns problemas, mas também mantêm a confiança. "A gente está tendo uma dificuldade bastante grande neste final de semana, que são os pneus. Na tentativa de melhorar o tempo, o Nicolas acabou rodando e estragou os pneus e ficamos sem pneus bons para o segundo treino. Ainda falta um pouquinho para acertar o carro. Eu acabei andando muito pouco e ainda fiz um treino com chuva, então não conseguimos desenvolver muito o carro ainda, mas estamos evoluindo. Vamos buscar melhorar para brigar entre os 15 nessa corrida", comentou Abbate, de 24 anos.

Costa também comentou sobre o problema com os pneus. "Como são poucos jogos de pneus novos para o final de semana, todo mundo está andando com problema de pneu. Mas acho que o nosso caso é um pouquinho mais grave, até porque no primeiro treino eu dei uma rodada e ‘acabei’ com dois pneus. Foi um erro meu que acabou prejudicando a gente um pouco mais nesse treino. Mas quando chegar na hora da classificação é igual para todo mundo. Tudo bem que não vamos ter acertado o carro com um pneu tão bom, mas pelo menos ali vai ter igualdade e vamos saber exatamente onde é que a gente está", explicou.

"Mas no restante, está sendo bem legal. Ontem eu praticamente não consegui andar, fiz apenas duas voltas cronometradas, mas foi bom para ter aquele primeiro contato. Um ano fora do carro e essa foi a segunda vez que eu andei num Stock Car. Ainda não tenho muita experiência nesse tipo de carro, mas a cada volta que eu dou eu aprendo alguma coisa nova", completou o piloto carioca.