Substituição em Curitiba. Vanthoor no lugar de Cacá

Atual líder do campeonato, Cacá Bueno ficará de fora da etapa paranaense, neste fim de semana, após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

Os advogados tentaram, explicaram, defenderam, mas não teve jeito. Cacá Bueno está fora da sexta etapa da Stock Car 2015, em Curitiba (PR), neste fim de semana. O atual líder da temporada foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que entendeu o desabafo feito na fonia piloto/equipe, que vazou na transmissão na etapa de Ribeirão Preto, uma falta gravíssima. Com isso, Cacá foi punido por uma etapa e multa de R$ 50 mil.

Na ocasião, Cacá venceu a prova no interior paulista, mas por uma falha humana, não recebeu a bandeira quadriculada ao cruzar a linha de chegada. Com isso, o piloto da Red Bull Racing, pressionado pelo segundo colocado Marcos Gomes, continuou acelerando enquanto a pista já havia sido ocupada por mecânicos e fiscais. Ainda dentro do carro, de cabeça quente, e no calor da disputa, o pentacampeão reclamou da atitude da direção de prova, que responde à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e o áudio foi colocado no ar durante a transmissão da prova.

"O que aconteceu em Ribeirão (Preto) foi uma falha humana, que todos estamos sujeitos. No mesmo dia, conversei com a bandeirinha, que me pediu desculpa, assim como eu também me desculpei pela minha reação, e ficou tudo certo entre a gente. Mas quiseram dar continuidade a este assunto, levando para o tribunal. Continuo achando um absurdo pegarem uma conversa de rádio, privada, entre eu e a minha equipe e ter transformado isso numa declaração ou entrevista para criar uma polêmica. Infelizmente vou ficar de fora desta etapa (em Curitiba), mas voltarei na Corrida do Milhão com ainda mais vontade e gana para lutar pelo hexa e pelos pontos que deixarei de somar este fim de semana", disse Cacá Bueno.

Sem o carioca poder participar das corridas curitibanas, o carro #0 da Red Bull Racing contará com um substituto a altura: Laurens Vanthoor. O currículo do belga de 24 anos não esconde sua qualidade: bicampeão mundial de GT (2013 e 2014); vencedor das 24h de Spa, ano passado; e campeão da Fórmula 3 Alemã (2009).

Além de todas estas conquistas, Vanthoor não é um novato na Stock Car. O belga participou da prova de duplas deste ano, em Goiânia (GP), ao lado de Valdeno Brito, quando completaram a corrida na oitava colocação. A expectativa é que a segunda vez na categoria seja melhor que a primeira.

"Tudo aconteceu muito rápido, desde o convite até fechar todos os detalhes com a Red Bull Racing. Corro contra o Cacá (Bueno) há três anos no Blancpain Sprint Series e sei que ele é um piloto muito rápido e talentoso. Infelizmente, ele não poderá correr nesta etapa e estou lisonjeado por ter sido convidado para substituí-lo. Espero fazer o melhor trabalho possível para somar pontos importantes para a equipe neste fim de semana em Curitiba. No começo do ano corri a prova de duplas em Goiânia e, logo de cara, me senti muito à vontade no carro da Stock Car, então acho que a segunda vez vai ser ainda melhor", afirmou o belga.

A sexta etapa da Stock Car acontece neste domingo (2), a partir das 13h com transmissão dos canais SporTV. A classificação será realizada um dia antes, às 12h, também com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura.