Stock Car compete com um novo lubrificante Mobil Super em 2016

Fornecedora oficial levará alta tecnologia de lubrificação, com óleo sintético, para todos os carros da categoria

Os carros de corrida mais rápidos do Brasil estão de “sangue novo” em 2016. A partir deste fim de semana, todos os bólidos da Stock Car passam a competir com o lubrificante Mobil Super Sintético 5W-40. Após uma série longa e precisa de testes, que incluiu algumas etapas da temporada 2015, o novo óleo lubrificante será usado em todos os carros da categoria, assegurando que as pistas são, de fato, um importante laboratório para provas de performance.

A mudança tem motivações técnicas e de mercado. Com o avanço da tecnologia dos carros da Stock Car nesta década e a substituição do etanol por gasolina nos tanques de combustível desde o ano passado, todos os motores passaram a trabalhar em temperaturas mais elevadas e condições mais intensas. “A Stock Car é a mais importante categoria do automobilismo nacional e nossa principal plataforma em esporte a motor. Estamos muito felizes por mais um ano de parceria, nosso oitavo consecutivo, em que trazemos novidades nas pistas e nos motores”, afirma Priscilla Rezende, gerente de Marketing para Carros, lembrando que além do novo óleo, a Mobil estará com um novo piloto: Rubens Barrichello.

A condição de lubrificante oficial da Stock Car permitiu à equipe de engenharia da Mobil analisar, ao longo dos anos, condições singulares do comportamento de seus produtos, sob condições extremas. “A pista, como um laboratório alternativo, nos traz resultados interessantes. Na ultima temporada, as análises demonstravam que o óleo utilizado pelos motores combatia o desgaste ao extremo, a cada etapa. Como curiosa referência: um estudo em 2015 apontou que os motores da Stock Car liberam, a cada fim de semana de corrida, o equivalente em energia a um carro de rua em 5 ou 6 meses”, comenta Pedro Pessôa, coordenador de Marca e Patrocínios da Mobil.

Celso Cavallini, engenheiro de lubrificação Mobil, coordena em todas as etapas do calendário uma meticulosa análise, sempre trabalhando em parceria com o estafe da JL, a empresa que detém o monopólio do fornecimento dos carros e motores da Stock Car. E atesta a qualidade do Mobil Super Sintético 5W-40. “Os potentes motores V8 requerem o melhor em termos de lubrificação. Com o uso da gasolina como combustível, as condições ficaram ainda mais exigentes. O Mobil Super Sintético 5W-40 é um lubrificante robusto, aprovado por vários fabricantes de veículos. Sua base sintética resiste às elevadas temperaturas, ao mesmo tempo que mantém a pressão necessária e o filme lubrificante do óleo para garantir a lubrificação. Sua composição química garante propriedades antidesgate, protegendo o motor contra quebras durante as corridas”, aponta Celso.