"Splash and Go" em Salvador

Serão dois dias de atividade

Mais difícil e mais curto. Assim será o final de semana dos pilotos da Stock Car no circuito de Salvador, palco da penúltima etapa da temporada 2014, neste sábado (15). Ao contrário do normal, serão apenas dois dias de atividades, com treinos na sexta e a classificação e as duas corridas no sábado.

Com isso, os pilotos terão apenas a sexta-feira com dois treinos livres para ajustar o carro de olho na classificação, que acontece no período matutino. Na tomada de tempos, cada piloto terá direito a apenas duas voltas rápidas para obter uma boa posição no grid de largada. E tudo isso pode ter o acréscimo da pista molhada.

De acordo com o Instituto Climatempo, os dois dias de atividades terão água, algo que já era esperado pelos membros da Equipe C2. A sexta-feira e o sábado terão a presença do sol entre nuvens, mas a chuva pode vir a qualquer hora, com ventos de até 19 km/h e temperaturas entre 19 e 27°C.

"Essa previsão é bem típica das corridas de Salvador. Aqui sempre cai uma pancada d'água e para. Aqui, precisamos estar preparados para agir rapidamente, pois o tempo de reação a tudo tem de ser bem rápido", destaca o paulista Diego Nunes.

A chance de chuva aumenta mais a preocupação dos pilotos e engenheiros com a classificação, pois largar na frente é essencial nas ruas de Salvador em qualquer circunstância, principalmente em piso molhado, segundo Gabriel Casagrande, que conduz o carro #83 da equipe paranaense, e disputará pela primeira vez a prova na capital baiana. "Corri só uma vez em pista de rua, em 2013, no Brasileiro de Turismo. Toda pista de rua é de difícil ultrapassagem e largar no meio do pelotão é ficar 'encaixotado' entre outros carros. Por isso, uma boa posição de largada será fundamental, pois, se chover, a prova fica ainda mais difícil", relata o jovem de 19 anos.

Na sexta-feira, a programação inicia com um shakedown às 8h15 e depois acontecerão dois treinos livres marcados para as 10h20 e às 13h20. No sábado, o treino classificatório, que define o grid de largada, será às 8h, com a largada da corrida 1 às 15h (40 minutos de prova +1 volta) e a corrida 2 às 16h10 (20 minutos de prova + 1 volta), com transmissão ao vivo do Sportv.