Pilotos

Shell Racing: segunda fila com Ricardo Zonta

Paranaense vai ao Q3 pela primeira vez na temporada, enquanto Átila Abreu busca corrida de recuperação partindo do 11º lugar no grid

Ricardo Zonta conquistou para a Shell Racing um lugar na segunda fila na primeira prova da rodada dupla da Stock Car em Curvelo (MG). O paranaense chegou à Superpole e terminou o treino classificatório com o quarto melhor tempo. Átila Abreu vai largar na 11ª colocação.

Foi a melhor posição de largada de Zonta em toda a temporada. O paranaense, que já venceu uma corrida na temporada, em Goiânia, mas ainda não havia passado ao Q3, também concorre ao Fan Push, um acionamento extra do botão de ultrapassagem na segunda prova - a votação termina minutos antes da segunda bateria, no site oficial da categoria (www.stockcar.com.br).

"Estou muito feliz por estar entre os quatro primeiros, mostra que eu e o carro estamos bem conectados com a equipe. Agora que é a metade do campeonato acho que vai virar para o lado bom de resultados, vamos trabalhar nisso. É uma pista que eu me adaptei bastante bem, é claro cada volta que você dá fica diferente, por causa de sujeira que vem para o asfalto. Foi meu primeiro Q3 do ano, então não sabia o que esperar do carro em uma volta só. Abusei um pouco, fui conservador também em outras curvas e acredito que com isso, pegando experiência para a próxima etapa se formos para o Q3, já vamos saber o que fazer"

Átila Abreu, que não concorre ao Fan Push nessa rodada dupla por já ter sido um dos contemplados na Corrida do Milhão de Curitiba, tentará se recuperar nas duas baterias para se manter entre os primeiros no campeonato - o sorocabano do carro #51 é o quinto na tabela.

Na primeira etapa do treino, Átila Abreu entrou na pista no grupo inicial e ficou na sétima colocação, a 0s289 do melhor tempo. Já Zonta andou no segundo grupo e, depois de uma bandeira vermelha após um acidente, teve apenas uma tentativa para confirmar sua presença no Q2. Mas o piloto do carro #10 conseguiu, em sexto. Átila caiu para décimo no geral, mas também avançou.

"Depois de todos os treinos, não foi o resultado que esperávamos. No treino da manhã, o carro estava superbem, mas no Q1 já demoramos a virar o tempo, o que aconteceu apenas na terceira volta, quando gastou um pouco mais de pneu. No Q2 eu entraria entre os seis primeiros mas dei uma forçadinha na penúltima curva num lugar que achei que daria, mas deu uma traseirada muito grande e perdi um tempo precioso ali. Perdi a volta do pneu e depois o carro foi ficando cada vez mais traseiro e com um pneu mais gasto o que os outros. Agora é recuperar e que bom que o Zonta se classificou bem, importante para a equipe. Vamos para uma corrida de recuperação pensando em pontos para o campeonato"

O equilíbrio permaneceu na segunda etapa do treino, com os 15 mais rápidos separados por apenas 0s858. Ricardo Zonta conseguiu avançar ao Q3 ao conquistar a quarta colocação, a 0s183 da volta mais rápida. Átila Abreu levou o carro #51 ao 11º lugar, a 0s033 de um lugar no top10.

No Q3, Zonta foi o terceiro piloto a entrar na pista e superou seus dois concorrentes anteriores, mas no fim acabou mesmo com o quarto lugar no grid, a 0s399 do pole position.

O SporTV3 transmite as duas baterias deste domingo em Curvelo a partir das 13h.