Shell Racing quer confirmar ascensão no campeonato

Terceiro na tabela, Átila foi maior pontuador em Santa Cruz; Zonta é o recordista de ultrapassagens no ano e foi segundo nos últimos dois anos

Após três semanas de intervalo, a Shell Racing volta a competir na temporada 2017 da Stock Car, em Cascavel, no próximo fim de semana. O time ocupa a quarta colocação entre as equipes e vem numa curva ascendente.

Átila Abreu é o terceiro colocado na classificação geral, e está a apenas 14 pontos da liderança, além de ter sido o maior pontuador da última rodada, em Santa Cruz do Sul. Já Ricardo Zonta tem bom retrospecto na pista paranaense e conquistou dois segundos lugares nos últimos dois anos, além de ser o recordista de ultrapassagens no ano, com 58.

Cascavel promete proporcionar a maior quilometragem da história da Stock Car num fim de semana. Com o aumento de duração das corridas para 80 minutos mais duas voltas (considerando as duas baterias), é na pista de maior média de velocidade do ano que os carros mais velozes do Brasil vão percorrer a maior distância na história da categoria.

De acordo com as previsões da Shell Racing, sem intervenções do safety car, a etapa terá incríveis 238,75 km. Como comparação: as duas baterias do Velopark tiveram somadas 177,68 km. Ou seja, em condições normais, as baterias de Cascavel resultarão numa etapa 34% mais longa. A distância é equivalente a uma viagem de Curitiba a Florianópolis.

O traçado de Cascavel é conhecido por suas subidas e descidas, além de contar com a famosa curva do Bacião, bastante veloz e de raio longo, o que já causou estouros de pneus em anos anteriores pela carga lateral de esforço excessiva. No ano passado, a pole position foi de 177 km/h de média, o que comprova a natureza de velocidade do Autódromo Zilmar Beux.

"É uma das minhas pistas prediletas em todo o calendário, é a média de velocidade mais alta do campeonato. Mas ao mesmo tempo é uma pista em que não se coloca nem a sexta marcha, pelo fato de todas as curvas serem velozes. Tem a curva mais desafiadora do ano, que é o Bacião. Nesse ano falta apenas a gente se classificar um pouco mais à frente, vamos tentar ganhar essa velocidade. Por ser uma pista muito rápida, largar na frente faz muita diferença por causa de ritmo, estratégia. Precisamos continuar evoluindo o carro corrida a corrida para atingirmos o nosso objetivo, que é brigar pelo título. Quanto ao fato de ser a etapa mais longa da história da Stock, é mais um motivo para nos desafiar, vamos ter de cuidar dos pneus, não pelo desgaste, mas por se ficar muito tempo em curvas de alta velocidade. É uma pista que força bastante a carcaça do pneu. Como a corrida será longa, precisamos também ficar atentos à estratégia de combustível, pode haver uma dinâmica diferente nessa pista", diz Átila Abreu.

Ricardo Zonta aposta no seu bom retrospecto para deixar Cascavel com o maior número de pontos. "É uma pista de velocidades médias e altas, características em que nosso carro funciona muito bem. A curva 1, o Bacião, é sensacional e demanda um cuidado especial, porque atrita muito os pneus. Então vamos trabalhar desde o primeiro treino para chegar a uma regulagem que não tenha risco de danificar nenhum pneu. Nos últimos dois anos fui duas vezes ao pódio em segundo lugar, então espero mais um fim de semana muito produtivo com a Shell Racing".

"O que tem de interessante em Cascavel é que trata-se da pista mais rápida do ano, mas o consumo de pneus é baixo, o inverso do que foi em Santa Cruz. Então, o ritmo de prova é bem forte, perto do ritmo de classificação, com os pilotos andando no limite o tempo todo. Isso proporciona uma corrida de muitos pegas e boas disputas. As corridas são sempre emocionantes. Vai ser a rodada mais longa da história se não houver safety car. Além disso, um fator que sempre ocorre é a quantidade de estouro de pneus por causa da exigência no Bacião. Mas nossos pilotos têm um ótimo histórico, com o Zonta tendo dois segundos lugares e o Átila com pole position. Então, a expectativa para lá é muito boa., finaliza Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing

O SporTV 2 transmite o treino classificatório de sábado e as duas baterias de domingo, sempre às 12h30