Pilotos

Shell Racing: manter o ótimo momento

Átila Abreu segue à caça dos líderes na classificação geral, enquanto Zonta tenta vencer pela terceira vez no ano para voltar ao top10

Depois de vencer nas últimas duas rodadas duplas da Stock Car, a Shell Racing viaja até Buenos Aires, na Argentina, para mais uma rodada dupla na temporada 2017. Ganhador de uma das provas no Velo Città, Átila Abreu é o terceiro na tabela, enquanto Ricardo Zonta, que venceu a segunda bateria em Londrina, é o 11º. A Shell Racing é a terceira entre as equipes, com três vitórias no ano.

O palco da etapa deste fim de semana é o Autódromo Juan e Oscar Galvez, que recebeu a Fórmula 1 em 20 oportunidades entre 1953 e 1998 e a própria Stock Car de 2005 e 2007. Átila Abreu fez sua estreia na Stock Car justamente em Buenos Aires, em 2006, enquanto Zonta correu a prova de 2007.

Dentre as diversas combinações de traçado, a Stock usará a de 3.353 metros, no qual a reta dos boxes é ligada à reta oposta por uma grande curva à direita, depois segue pela curva Ascari, antes da entrada do misto, e termina com o Tobogã e o "S" da Horquilla. O asfalto é antigo e o desgaste dos pneus promete ser alto.

Com 12 top10 e quatro pódios em 15 corridas, Átila Abreu espera manter a consistência para se aproximar dos líderes na pontuação. O sorocabano do carro #51 está a 45 pontos da liderança faltando sete corridas, sendo a última com pontuação dobrada. "Minha primeira participação na Stock Car foi justamente em Buenos Aires, numa corrida “avulsa” disputada sob chuva. Sem dúvida é muito bacana retornar à Argentina, agora num traçado diferente do que competimos outras vezes. Estou muito curioso para ver o tempo de volta do Stock Car atual. Treinei a pista no simulador e o traçado me parece bem técnico, com trechos de alta e outros mais travados. Será importante aproveitar bem os treinos livres para ganhar tempo de pista. Acredito que a tomada de tempo vai ser muito importante, pois a pista tem poucos pontos de ultrapassagem. Temos uma grande chance para pontuar bem e reduzir a diferença para o líder"

Já Ricardo Zonta vem de vitória na última prova e tenta voltar ao top10 na classificação. O paranaense tem duas vitórias no ano e concorre ao prêmio do Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem na segunda corrida, por intermédio de votação no site oficial. Zonta já foi premiado em Curvelo. "A expectativa de andar na Argentina é grande, o último ano que a Stock Car correu lá foi em 2007, que foi o meu primeiro ano na categoria. No ano passado, andei nessa pista no Superturismo e fui o terceiro mais rápido no treino. É uma pista meio travada, tem algumas curvas de alta, mas é bem estreita para o carro de Stock Car. O automobilismo na Argentina é bem respeitado, o povo gosta bastante, é importante que façamos um bom trabalho para mostrar que a categoria está muito bem perante os estrangeiros"

Átila e Zonta vão à pista a partir desta sexta-feira para os treinos livres. No sábado, será realizado mais um treino livre, além da classificação para a primeira prova, com transmissão ao vivo do SporTV3 às 14h. No domingo, a primeira bateria começa às 14h, também com exibição do SporTV 3, com a segunda corrida na sequência.