Shell Racing

Fora da super pole por 0.026

Depois de um par treinos livres animadores em Curitiba, com Valdeno Brito em primeiro e terceiro lugar, a Shell Racing acabou fora da fase final da prova de classificação por apenas 0s026 na corrida decisiva da temporada 2014. O carro #77 apresentou problema de motor e perdeu preciosos décimos de segundo nas retas da capital paranaense. Mesmo assim, conseguiu um lugar na sexta fila e larga em 11º no domingo.

Popó Bueno também enfrentou problemas com o carro #74 neste sábado: uma pane elétrica comprometeu boa parte de sua classificação. No limite do tempo de pista aberta, ele conseguiu levar o carro para pista e fechou uma volta com os pneus frios, para registrar a 19ª posição no grid.

"Já vimos alguns dados e, comparando com outros carros, ficou claro que o motor perdeu potência inexplicavelmente", afirmou Valdeno pouco depois do término do Q1. "Foram no mínimo três décimos nas retas e não sabemos o motivo. Agora o time vai investigar e espero que seja corrigido o problema para nos possibilitar uma prova de recuperação amanhã", acrescentou o paraibano.

Realizar ultrapassagens em Curitiba nunca foi problema para o competidor da Shell Racing: Ele escalou o pelotão nas poucas voltas sob bandeira verde realizadas nesta pista na primeira passagem da Stock Car pela cidade, em agosto. E ostenta no currículo duas vitórias na capital paranaense, em 2012 e 2009.

Chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis lamentou a falha no propulsor do carro #77. "Sofremos com este problema de motor, perdeu muito rendimento na tomada. Perdemos três décimos de motor na volta e na categoria competitiva como a Stock é impossível brigar assim. Vamos ver o que fazemos para amanhã", comentou o engenheiro.

Para Popó Bueno o sábado foi ainda mais angustiante. "Deu algum problema, e o carro morreu umas três vezes. Já estava quase desistindo, mas aí tentei mais uma vez e funcionou no limite do tempo da sessão. Não esquentei o pneu e fui para a única volta possível. Prejudicou demais a tomada", diz o dono do carro #74.

A corrida final da temporada distribui pontos em dobro (48 para o vencedor). Ela terá 40 minutos mais uma volta de duração, com uma parada obrigatória para troca de pneus. A largada está marcada para 10h30, com transmissões ao vivo no Sportv e na Rede Globo.