Rodada dupla em Salvador

Circuito de rua receberá Stock Car

Depois de completar 35 anos de história, a Stock Car escreve neste sábado mais um capítulo inédito em sua jornada: pela primeira vez, um circuito de rua será sede de uma rodada dupla da categoria. Esta honra caberá a Salvador, onde no sábado os 34 pilotos da Stock vão disputar duas corridas que integram a penúltima etapa da temporada.

"Com certeza será um capítulo importante da história da categoria, que em 2014 já ficou marcada pela introdução destas corridas duplas. Fazer a estreia deste formato em um circuito de rua será ainda mais especial e deve tornar a edição deste ano da prova de Salvador a mais emocionante de todas", diz o piloto da Shell Racing Valdeno Brito, que entrou para a história da Stock Car ao se tornar o primeiro vencedor deste tipo de disputa ao cruzar a linha de chegada na frente na corrida 1 de Santa Cruz do Sul (na rodada de abertura, em Interlagos, o formato foi de uma única corrida com troca de pilotos).

O paraibano também tem dois outros importantes motivos para lutar por um bom resultado neste final de semana. Primeiro, por ser o único representante do Nordeste na principal categoria do automobilismo nacional. Depois, por fazer novamente em Salvador uma espécie de "final antecipada", já que está a 45 pontos do líder na disputa do campeonato. Como a corrida final em Curitiba valerá pontos dobrados, somente aqueles que estiverem a no máximo 48 pontos do ponteiro estarão na briga.

"Salvador sempre é uma etapa especial para mim, especialmente pelo grande carinho da torcida, que me acolhe muito bem como único representante do Nordeste. Outro fator importante é que novamente vamos encarar a disputa como uma verdadeira decisão de título. Foi assim em Tarumã e conseguimos um ótimo resultado lá no Rio Grande do Sul. Agora é a vez de repetir a dose aqui e chegar em Curitiba brigando pelo título", diz Valdeno, nascido em Campina Grande (PB).

A expectativa da equipe Shell Racing é de uma corrida bastante movimentada na Bahia, como explica o piloto Popó Bueno. "O asfalto normalmente não desgasta tanto os pneus, mas a previsão do tempo indica forte calor, então poderemos ter uma corrida com mais alternativas de estratégia. Além disso, toda programação será no sábado, com classificação e as duas corridas no mesmo dia, todo cuidado será pouco para pilotos e equipes neste dia tão importante", diz Popó.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, acredita que o consumo de combustível poderá ser determinante para a escolha da estratégia de pit stop. "Normalmente um circuito de rua tem velocidade menor e, portanto, menos consumo de Shell V-Power Etanol", diz Rodolpho, citando o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as equipes.

"Além disso, sabemos que o histórico de safety car nesta pista é alto, o que vai ajudar a embaralhar ainda mais as possibilidades de paradas. Será uma das etapas mais emocionantes do ano com certeza", diz.

Os primeiros treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, a classificação será às 8h (9h no horário de Brasília) e as corridas, às 15h (16h em Brasília) e 16h15 (17h15 em Brasília), com transmissão ao vivo pelo SportTV.