Rafael Suzuki: começo animador com dois top-10

No Velopark, representante maranhense teve bom desempenho na primeira rodada dupla do ano, conseguiu o segundo top-10 em três corridas e se firma com boa posição no campeonato de pilotos

Rafael Suzuki deixou o Rio Grande do Sul após a segunda etapa da Stock Car, disputada no dia 10 de abril no Autódromo do Velopark, com a sensação do dever cumprido. O representante maranhense completou a primeira rodada dupla do ano com um top-10 na corrida 2 - repetindo o bom desempenho da etapa de abertura -, e com o 15º lugar na corrida 1. Na soma dos resultados, o piloto teve um de seus melhores finais de semana na categoria e somou 14 pontos.

Após uma boa classificação no sábado, Suzuki largou em 12º na corrida 1, porém teve de passar pela grama na primeira curva para evitar um acidente e perdeu algumas posições. Mesmo enfrentando dificuldades com o comportamento dos freios, o piloto da Geolab Racing conseguiu se recuperar e completar as 44 voltas em 15º.

A equipe fez alguns ajustes no carro no intervalo entre as provas, e saindo na 8ª fila, Rafael fez uma forte largada, ganhando quatro posições já na primeira volta. O representante maranhense travou uma intensa disputa pelo 10º lugar, que ele acabou confirmando após 22 voltas, conquistando seu segundo top-10 em três corridas no ano. Os vencedores da etapa foram Cacá Bueno e Diego Nunes.

O novo regulamento da categoria para as rodadas duplas, na qual o pit-stop não é mais obrigatório, entrou em vigor nesta etapa, mas não influenciou tanto no andamento das corridas, já que o Velopark é o circuito mais curto do calendário e também gera pouco desgaste dos pneus. Para as próximas etapas, porém, a estratégia vai ser bem determinante, considerando que, apesar de não ser obrigatório, o pit-stop será necessário.

"Foi ótimo sair do Velopark com bons pontos e em 11º no campeonato. Esperava mais na corrida 1, mas acabei perdendo posições na largada e tive um superaquecimento nos freios que comprometeu um pouco o nosso ritmo. Na corrida 2, o carro se comportou melhor e pude ganhar posições durante a prova. Esse top-10 na segunda corrida foi um grande resultado para nossa equipe, que fez um excelente trabalho e provou que estamos no caminho certo para fazermos um campeonato forte”, disse.

Com os 14 pontos somados no Velopark, Rafael Suzuki ocupa a 11ª posição entre os 34 pilotos desta temporada. A Geolab Racing está em 5º lugar entre as equipes.