Rafael Suzuki

Na nona fila

Rafael Suzuki fecha sua primeira temporada como piloto da Stock Car neste fim de semana, quando será disputada a 12ª e derradeira etapa de 2014, no Autódromo Internacional de Curitiba. Na tarde deste sábado (29 de novembro), o paulista radicado no Maranhão evoluiu muito, se recuperou dos problemas enfrentados nos dois treinos livres e obteve boa performance na sessão classificatória. Quarto mais rápido do grupo 2, o piloto da equipe carioca ProGP obteve, no combinado dos dois grupos, o 17º tempo, posição que lhe assegura um lugar no meio de um grid composto por 33 carros (sendo 24 separados por menos de 1s) na corrida deste domingo.

As atividades de pista em Curitiba começaram na sexta-feira, quando, no fim da tarde, foi realizado o primeiro treino livre do fim de semana. Suzuki não teve o desempenho esperado e ficou em 26º lugar ao registrar 1min20s088 como melhor tempo. Na manhã deste sábado, Rafael avançou, mas os outros pilotos do grid também evoluíram, já que a pista estava bem mais rápida. O estreante anotou 1min19s643 e finalizou em 25º. Desde então, o piloto, em conjunto com a ProGP, se empenhou na busca por um bom acerto, e o trabalho deu muitos frutos durante a tomada de tempos.

Na hora do treino que realmente vale, Suzuki apresentou bom rendimento durante o curto período de dez minutos em que esteve na pista. O piloto de 27 anos conseguiu exibir uma performance muito superior ao que fora apresentado nos treinos livres e se destacou. No seu grupo, Rafael anotou 1min19s485, menos de 0s3 em relação ao top-10 que avançou à luta pela pole-position em Curitiba. Após garantir uma das melhores posições em grids de largada neste ano, Suzuki se mostrou satisfeito pela evolução demonstrada na classificação. Ciente de que costuma apresentar bom ritmo de corrida, o novato confia em obter um bom resultado para fechar da melhor forma sua primeira temporada na Stock Car.

A largada da 12ª e última etapa do campeonato, que vai definir o grande campeão de 2014 e valerá pontuação dobrada, tem largada prevista para 10h30 (horário de Brasília) de domingo e terá transmissão ao vivo pela Rede Globo. A pole-position para a corrida é de Rubens Barrichello, atual líder da temporada.