Pódio no kart. E agora, a maratona

Rafael Suzuki conquistou no último sábado (25) um pódio no mais importante torneio nacional de kart no Velopark (RS). Neste fim de semana, Suzuki disputa a 6ª etapa da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba

Rafael Suzuki tem a agenda cheia de corridas pela frente. E antes que a sequência de corridas na Stock Car comece, o piloto foi ao Rio Grande do Sul "aquecer os braços" disputando o Campeonato Brasileiro de Kart. Mesmo sem participar de um torneio deste nível no kart nacional há três anos, o piloto de 27 anos não fez feio e conquistou um lugar no pódio com um 4º lugar na corrida final entre os 24 pilotos da categoria Sênior A, uma das principais da competição.

"Foi ótimo voltar correr o Brasileiro, eu nem tinha planejado competir, mas de última hora resolvi correr e tentar o bicampeonato. Sabia que seria difícil, pois o nível é alto e não havia me preparado especificamente para isso, mas fiquei feliz que pude ser competitivo e agora chego para a maratona de corridas na Stock com bom ritmo, pois contando treinos e corridas classificatórias, pude me condicionar bem. Tempo na pista sempre é bom", comentou o piloto radicado no Maranhão, referindo-se ao fato das atividades de pista no Circuito Schin Stock Car se resumirem apenas aos 12 fins de semana de corridas do ano.

Após cinco etapas realizadas, o circo da Stock Car começa uma série de quatro provas em um intervalo de apenas seis semanas, ou seja, uma etapa a cada 15 dias. Neste fim de semana (31 de julho a 2 de agosto), acontece a rodada dupla em Curitiba; no dia 16, a tão esperada Corrida do Milhão em Goiânia; e no dia 30 do mesmo mês de agosto, mais uma rodada dupla, dessa vez no circuito de Cascavel, no Paraná. E por fim, a maior categoria do automobilismo nacional desembarcará em Campo Grande (MS) para a 9ª etapa do certame no dia 13 de setembro. Depois, as três etapas restantes serão disputadas entre o mês de outubro e dezembro, encerrando o calendário 2015.

Para a etapa de Curitiba neste domingo, o piloto da RZ Motorsport está confiante. "Trabalhamos muito desde a última etapa no fim de junho, temos uma grande novidade no carro e estou confiante que ela nos ajudará a retomar o caminho da evolução e brigar por posições no top 10, que é onde queremos estar. Tenho uma grande expectativa, é uma pista que eu gosto também e onde já tive bons resultados", finalizou Suzuki, preferindo manter o segredo sem mencionar a novidade no carro #8.

A programação para a etapa de Curitiba começa na quinta-feira (30) com um treino livre extra para pilotos e equipes em função de um novo sistema de freio que será implantado em todos os carros a partir desta rodada. Nos demais dias, a programação volta a rotina normal, com a realização dos treinos livres, a classificação e as duas corridas no domingo.

O SporTV transmite ao vivo a classificação neste sábado a partir das 12h e as corridas no domingo às 13h (horários de Brasília).

O líder do campeonato é Cacá Bueno com 113 pontos, seguido de Marcos Gomes com 107 e Rubens Barrichello com 92 pontos.