Pilotos da Stock Car invadem o Brasileiro de Kart

Bia Figueiredo, Danilo Dirani e Tuka Rocha lutam para conquistar um dos mais prestigiosos títulos do esporte a motor nacional

O Kartódromo Internacional Paladino, nos arredores de João Pessoa, na Paraíba, recebe nesta semana a 51ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A competição, disputada anualmente em etapa única, recebe neste ano mais de 260 pilotos de todas as regiões do país.

O kart, reconhecidamente o berço do automobilismo, é considerado por muitos uma das modalidades do esporte-motor que mais reflexos e concentração exige dos pilotos. Além disso, pelo maior número de pistas disponíveis em todo o país, acaba se tornando também uma boa forma dos competidores se manterem em forma praticando, efetivamente, a sua pilotagem.

Exímios pilotos desde o início de suas carreiras e, também, detentores de vários títulos três pilotos da atual temporada da Stock Car estão na Paraíba em busca do principal título da modalidade no país.

Bia Figueiredo, Danilo Dirani e Tuka Rocha (que correm até 2015 na categoria) disputam as provas do nacional e, junto aos demais pilotos, acima de tudo se divertem no grande empreendimento recém-inaugurado no nordeste brasileiro.

“Eu adoro o kart. Aqui comecei minha carreira, tenho grandes amigos e, depois de muitos anos longe do Brasileiro, consegui uma possibilidade de disputar esta prova aqui na Paraíba”, comentou Bia Figueiredo que divide o box com seu marido, Fábio Souza. Ela disputa a categoria Shifter (Karts com marcha) e Fábio, a divisão Sênior “B”.

Danilo Dirani nunca deixou o kart. Contratado para o desenvolvimento de produtos por uma fábrica de chassis e outra, de motores, o piloto é uma das grandes feras da modalidade no país. “O kart para mim é tudo. É a base da minha carreira. Além de desenvolver produtos para as fábricas também me dedico a ensinar tudo o que aprendi para pilotos mais jovens, com um trabalho de driver-coach”, comentou o piloto que também disputa as provas na Shifter.

Tricampeão Brasileiro de Kart na década de 90 o paulista Tuka Rocha também busca o sucesso na competição. “Estou muito feliz em disputar o Brasileiro de Kart depois de 16 anos. Passei por inúmeras categorias do automobilismo mundial e, neste ano, estou de volta em busca do tetra. A pista aqui é sensacional e eu espero conseguir um bom ajuste do equipamento para lutar com este pessoal que tem corrido sempre. Não será uma tarefa fácil”, brincou o piloto da categoria Sênior “A”.

Também participa desta edição do Campeonato Brasileiro o piloto Dennis Dirani, do Campeonato Brasileiro de Turismo. Irmão de Danilo, Dennis compete regularmente nas principais competições do kartismo nacional e, assim como Tuka Rocha, busca o tetracampeonato na categoria Graduado.

Hoje estão sendo disputadas as tomadas de tempo no Kartódromo Paladino. Amanhã serão realizadas corridas classificatórias e, no sábado, as provas finais que terão, em seus vencedores, os novos Campeões Brasileiros.