Parabéns, Interlagos!

O templo brasileiro da velocidade completa 75 anos neste 12 de maio e é o circuito que mais vezes recebeu a Stock Car

O dia 12 de maio é um dia especial para o automobilismo brasileiro. É a data de fundação do Autódromo de Interlagos, principal palco de competições do esporte a motor no país. E nesta terça-feira (12), o local completa 75 anos de existência.

Desde o final da década de 1970 sendo batizado de Autódromo Internacional José Carlos Pace, o circuito paulistano foi palco de grandes corridas de várias categorias e memoráveis vitórias brasileiras na Fórmula 1, com Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa.

Interlagos, pode-se dizer, é a casa da Stock Car. É o autódromo onde a maior categoria do automobilismo brasileiro mais correu em seus 36 anos de história. Foram 125 corridas lá realizadas entre 1979 e 2014, começando no antigo traçado de 7.874 metros (e que até hoje arranca suspiros dos mais saudosistas), passando pelo de 4.309 metros e também com a variação inclusa há cinco anos com a instalação da chicane do Café (4.314 metros).

Coube a Affonso Giaffone a honra de ser o primeiro vencedor da Stock Car em Interlagos. Mas o maior vencedor da história da Stock Car no circuito é também o maior vencedor da categoria. Ingo Hoffmann tem nada menos que 26 vitórias (três delas em dupla com Ângelo Giombelli). O segundo maior é o tricampeão Chico Serra, com 14 triunfos. Logo atrás, e bem perto, estão o tetracampeão Paulo Gomes com 13 e Fábio Sotto Mayor com 10.

Entre os pilotos em atividade no Circuito Schin Stock Car, Cacá Bueno é o maior vencedor, estando no degrau mais alto do pódio em Interlagos por sete vezes. Thiago Camilo tem cinco vitórias em São Paulo, Marcos Gomes faz jus ao DNA e tem quatro triunfos, enquanto Ricardo Maurício acumula duas.

No momento o clima é de saudade, já que Interlagos passa por uma das maiores reformas de seus 75 anos de história, mas volta a receber o Circuito Schin em 13 de dezembro para a final do campeonato.