Para esquecer Goiânia, Suzuki leva título no kart

Piloto, que também correu com #8 no kart, venceu competição nacional na Shifter, categoria de kart com marchas mais rápida do Brasil. Representante maranhense venceu entre os 24 pilotos em pista escorregadia no Kartódromo da Granja Viana

Uma emocionante corrida sob intensa garoa. Assim Rafael Suzuki garantiu sua vitória neste sábado (28) na categoria Shifter (karts com marchas), no Kartódromo da Granja Viana (SP), e garantiu o título inédito do Super Kart Brasil, na 23ª edição do campeonato. Campeão Brasileiro, da Copa Brasil, Seletiva Petrobras, Sul-Brasileiro e das 500 Milhas de Kart, Suzuki somou mais um título à sua carreira no kart nacional.

Após quase conquistar seu primeiro pódio pela Stock Car em Goiânia no último domingo (22), Suzuki iniciou os treinos para a corrida logo na terça-feira, e conseguiu evoluir bastante o acerto do equipamento com a Fernando Meira Kart - equipe oficial da Tony Kart. Na tomada de tempos, realizada na manhã deste sábado com temperaturas baixas, por volta dos 14ºC em São Paulo, Rafael tirou bom proveito das condições e cravou o 2º melhor tempo, a apenas 0.006s da pole position de Murilo Coletta, expoente da nova geração de pilotos.

Largando na primeira fila, Suzuki manteve-se forte na briga pelo top-3, mas numa disputa por posições no pelotão da frente acabou caindo pra 8º, pouco antes da metade da prova. A garoa apertou no meio da prova, e Rafael, com boas ultrapassagens, conseguiu se aproveitar das condições adversas de pista e superou um por um seus adversários, para assumir a liderança a cinco voltas do fim, das 24 totais, confirmando sua vitória. Além de ser a categoria mais rápida do kartismo, o grid da Shifter conta com pilotos experientes, como Rubens Barrichello (atualmente na Stock Car), Guilherme Salas (Brasileiro de Marcas), Gaetano di Mauro, Bruno Grigatti, Beto Monteiro (Fórmula Truck), entre outros.

Com a vitória, Rafael Suzuki sagrou-se Campeão do Super Kart Brasil, título que o piloto ainda não tinha em seu currículo. A corrida também foi válida pela 4ª etapa da Copa São Paulo de Kart. O piloto maranhense usa os treinos de kart para se manter em atividade nos intervalos entre as etapas da Stock Car e também se prepara para o Campeonato Brasileiro de Kart, que vai participar em julho, na Paraíba.

"O kart é mais que uma grande paixão, é onde eu me preparo para as corridas de Stock Car. Como eu vinha numa sequência muito grande de treinos, decidi voltar a correr na Shifter, que é um kart altamente desgastante fisicamente. Vencer foi uma surpresa boa pra mim, já que tem muita gente forte que compete regularmente nas corridas de Shifter. Durante a prova, consegui aproveitar o momento da chuva com um kart muito rápido e consegui encaixar as ultrapassagens para vencer. Agora é comemorar um pouco e focar na Stock Car, que já é no próximo fim de semana", disse.

No próximo fim de semana, entre os dias 4 e 5 de junho, Suzuki disputa a 4ª etapa da Stock Car em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho.