#OPrimeiroEncontro

O Circuito Schin Stock Car foi conhecer de perto o mais novo autódromo do Brasil, ainda em fase de construção. E fez um "teste" em grande estilo. Confira o vídeo da ação

Um traçado de 4.400 metros, uma reta de mais de 800 metros de extensão, 18 curvas, desnível de 30 metros. A inauguração está prevista para março de 2016, mas o Circuito Schin Stock Car quis conhecer de perto o Circuito dos Cristais, primeiro autódromo do estado de Minas Gerais. E o fez em grande estilo: colocando dois carros da maior categoria do automobilismo brasileiro na pista - ainda sem asfalto - em alta velocidade.

#OPrimeiroEncontro entre o Circuito Schin Stock Car e o Circuito dos Cristais se deu no dia 2 de junho, logo após a etapa de Curitiba. E dois pilotos da categoria foram ver de perto as instalações e as obras: o mineiro Rafa Matos, do Schin Racing Team, e o brasiliense Lucas Foresti, da AMG Motorsport.

"Acredito que a pista em si, quando estiver asfaltada, vai ser de alta velocidade e bem prazerosa de se pilotar. É realmente algo que Minas Gerais precisa para começarmos a melhorar o automobilismo no nosso estado", pontuou Rafa Matos. "Tem tudo para ser um grande circuito dentro dos padrões internacionais e que poderá trazer grandes categorias", afirmou.

"Achei uma pista sensacional, com curvas de alta e de baixa - e gosto muito das de alta. Tem ‘esses’ com inclinação e isso desafia o piloto a entrar na curva sem conseguir ver o meio dela. As áreas de escape parecem muito boas, o que traz uma segurança muito grande", declarou Foresti.

Segundo a empresa responsável pelas obras, o início da colocação da primeira camada asfáltica começa já neste mês de julho. Matos e Foresti não quiseram esperar: aceleraram seus Stock Cars no traçado de terra, produzindo belas imagens.

Foi como soltar duas crianças em uma fábrica de chocolates. "Foi uma das coisas mais divertidas que já fiz com um carro de corrida. Acelerar algo tão potente na terra foi muito legal - deslizar para cá e para lá abusando da potência foi muito divertido", lembrou Rafa.

"Eu nunca guiei carro de rali, mas gostei muito de colocar o Stockão na terra. Acelerar 500 cavalos com pneu slick em um lugar sem asfalto é desafiador. O carro ficava solto, escorregando, e gostei bastante", anotou Lucas.

O Projeto - Localizado na cidade de Curvelo, a cerca de 180 quilômetros da capital Belo Horizonte, o Circuito dos Cristais começou a ser construído em 2014, embora o projeto já exista desde 2012. A previsão é que a pista esteja pronta em março de 2016 para já receber os principais eventos de esporte a motor do país.

"Tanto o município de Curvelo como o Circuito dos Cristais receberam os dois pilotos da Stock Car de braços abertos - e assim faremos com todas as categorias do esporte a motor. Avaliações técnicas apresentadas por dirigentes do automobilismo e motociclismo têm ajudado muito, e o elogio dos pilotos foi como um teste para nossa engenharia. Esta ação foi importante para aproximar a categoria do público mineiro", disse Marco Túlio, diretor da TecRacing Parques, responsável pela construção e manutenção do novo autódromo.

Diretor geral da Vicar, Mauricio Slaviero também se impressionou com o que lhe foi mostrado. "É um grande projeto, e os pilotos parecem ter se divertido muito. A Vicar, organizadora do Circuito Schin Stock Car, agradece à TecRacing por ter recebido nossos pilotos e integrantes de braços abertos, oferecendo estrutura e abrindo as portas para que a categoria conheça melhor o empreendimento. Temos visitado autódromos pelo país regularmente, e o Circuito dos Cristais impressiona a todos. Esperamos vê-lo concluído em breve", afirmou.

Você pode conferir o vídeo sobre #OPrimeiroEncontro neste LINK

Créditos:
Vídeo: Ricardo Legname/VICAR
Fotos: Fábio Davini/VICAR