O fim da seca?

Átila Abreu terá chassis inteiramente novo para correr em Campo Grande (MS) neste final de semana

Átila Abreu tem ao menos três motivos para sorrir neste fim de semana. Após um hiato de quatro anos, o Circuito Schin Stock Car retorna a Campo Grande para mais uma rodada dupla na temporada 2015.

A capital sul-matogrossense foi o palco do primeiro pódio da trajetória do Chevrolet #51 na principal categoria do Brasil, em 2008. Além disso, o vice-campeão do ano passado tem o melhor histórico do grid com pistas novas no calendário: nas últimas cinco introduções de novos traçados, ele venceu ou cravou a pole em todas. E, para coroar, a equipe Mobil Super Racing vai mandar para a pista um carro equipado com um chassi zero para o sorocabano espantar os problemas das últimas etapas.

"Trocamos o chassi de 2009, que era da primeira temporada do carro novo da Stock Car. Queremos buscar desempenho que faltou nas primeiras corridas e procurar alguns décimos de segundo que podem fazer a diferença. A decisão foi tomada em conjunto com o time e espero que venha a performance, já que o chassi zero naturalmente tem uma rigidez maior", explicou o sorocabano.

O representante da equipe AMG/Mobil Super Racing enfatizou que tem uma relação especial com Campo Grande, onde conquistou seu primeiro pódio e sua primeira pole na Stock Car. "É também onde ganhei meu primeiro Campeonato Brasileiro de kart, então é uma cidade importante para mim. O primeiro pódio, em 2008, ficou mais marcado porque era meu primeiro ano na categoria, na metade da temporada. O desgaste do pneu era crítico e estava em quarto na abertura da última volta. Consegui ultrapassar o Pedro Gomes na última curva da última volta! Pódio muito suado, no finalzinho e isso ficou gravado na memória pela ultrapassagem", lembra o piloto.

Ele ressalta que o grid da Stock Car espera novamente uma condição crítica para os pneus, uma vez que as informações preliminares sobre o traçado indicam que o asfalto permanece muito abrasivo. Tanto que o regulamento particular da prova pode determinar a extensão das duas baterias pelo número de voltas e não pelo limite de tempo (48 minutos na prova longa e 28 na curta) adotado ao longo da temporada.

"Preocupa também o combustível. Talvez as equipes podem ser autorizadas a resfriar o combustível, para evitar que novamente ferva dentro do tanque e impeça os carros de andar, como aconteceu comigo em Cascavel e com diversos outros concorrentes ao longo do ano", frisou Átila.

Dono do melhor retrospecto da categoria em pistas "novatas", Átila é hegemônico desde 6 de junho de 2010 quando se trata do ingresso ou retorno de traçados à categoria. Desde então foram cinco situações como a de Campo Grande neste fim de semana. Em todas, o piloto fez P1, seja no quali ou na corrida (vide tabela abaixo).

"É muito importante usar os treinos para desenvolver o carro. Acho que vai mandar mais o acerto de corrida, para conservar bem os pneus. A pista é bem seletiva, com o curvão de alta e muitas de baixa com freadas fortes e necessidade de tração. É difícil achar o equilíbrio do carro e, depois de alguns anos de ausência, a pista já está ´esquecida ´para maioria", afirmou o 12º colocado no campeonato. "Espero que Campo Grande renda novamente e comprove meu histórico de pista nova, pra voltar a buscar as posições onde acostumamos a andar."

Os carros vão para a pista nesta sexta-feira, para o shakedown e o primeiro treino livre. No sábado acontece a segunda sessão livre e a tomada de tempo (às 12h no horário local, 13h em Brasília). As largadas estão marcadas para 12h e 13h15 de domingo (também pelo horário local).

Átila e as novas pistas da Stock Car
2010 - Ribeirão Preto - circuito com 2.270 m no centro da cidade - P1 na tomada e P1 na corrida
2011 - Ribeirão Preto - circuito com 2.395 m no centro da cidade - P3 no quali e P1 na corrida
2012 - Cascavel - retorno da pista à categoria após duas décadas - P1 no quali e P4 na corrida
2013 - Ribeirão Preto - circuito com 2.298 m no distrito industrial - P1 no quali e P10 na corrida
2014 - Goiânia - retorno da pista à categoria após reforma completa - P1 no quali e P2 na corrida

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