Novo desafio em Tarumã

Valdeno Brito e Popó Bueno falam sobre a chicane

O primeiro dia de treinos da décima rodada da Stock Car, hoje, em Tarumã, foi marcado por uma novidade no traçado: a introdução de uma nova chicane entre as curvas 2 e 3, a fim de ampliar a segurança no veloz autódromo gaúcho. Segundo avaliação dos pilotos da Shell Racing, Valdeno Brito e Popó Bueno, a novidade traz uma preocupação para a primeira volta.

"Qualquer pista que tenha uma chicane tem por objetivo adaptar o traçado para diminuir a velocidade. Assim como a maioria dos pilotos, prefiro o traçado original, de alta velocidade, mas se compararmos com outras soluções, como a chicane de São Paulo, a daqui ficou melhor. O problema é que, na largada, pode haver um afunilamento com vários carros buscando espaço e, desta forma, com alto risco de acidentes", diz Popó Bueno.

Seu companheiro de equipe na Shell Racing, Valdeno Brito, também concorda com esta análise. "Acho que a primeira volta será um problema na chicane, porque muitos carros chegaram embolados no ponto de frenagem, já que a primeira curva é feita em primeira marcha. Vamos torcer para não termos nenhum acidente. Claro que a segurança vem em primeiro lugar e se ela ajuda a tornar a pista melhor neste sentido, a gente tem que usar", diz Valdeno, que hoje fez o 14o melhor tempo de sexta-feira, com 1min10s919.

"O carro está saindo de frente nas curvas de alta velocidade, mas conseguimos algum progresso no ajuste na segunda sessão. Esta é uma de minhas pistas favoritas e por isso estou confiante em lutar por um lugar nas cinco primeiras filas no grid de amanhã", diz o paraibano.

Hoje, no treino de sexta-feira, Popó teve que trocar o motor na sessão extra e perdeu valioso tempo de pista para conseguir um bom ajuste do carro. "Fizemos o treino e detectamos uma falha grave e resolvemos trocar o motor, pois a gente perdia mais de 6 km/h. Fizemos a troca rapidamente e agradeço à Shell Racing por ter invertido o grupo comigo e o Valdeno para conseguir fazer isso. Hoje não foi um dia de bom rendimento, mas estamos confiantes para amanhã", diz Popó, que virou o melhor tempo em 1min11s381.

O treino classificatório amanhã será às 15h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe as duas corridas no domingo a partir das 11h.