Novidades nos freios

Valdeno Brito e Ricardo Zonta destacam importância do treino extra para testar novas pastilhas e pinças de freio amanhã, em Curitiba; Shell Racing vem embalada com vitória na etapa passada em Santa Cruz do Sul

A etapa deste final de semana do Circuito Schin Stock Car em Curitiba marca o fim da primeira metade da temporada 2015 e a introdução de uma novidade no sistema de freios dos carros, com novas pastilhas e pinças, que serão testadas em um treino extra amanhã. A mudança em uma área vital do conjunto exige atenção especial das equipes, como explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, dos pilotos Valdeno Brito e Ricardo Zonta, vitoriosa na última etapa da Stock, disputada no mês passado em Santa Cruz do Sul.

"Pelo que soubemos do teste que foi feito em Campo Grande com o Duda Pamplona, estas novidades ajudaram a diminuir o bloqueio de rodas, melhorando assim a eficiência do sistema. O treino extra de amanhã é fundamental para fazermos todos os testes necessários sem prejudicar o tempo de pista que normalmente já é bem curto para o ajuste do carro em uma etapa. A vantagem é que estamos vindo de uma pole position e vitória na corrida passada, indicando que estamos no caminho certo", diz Rodolpho.

Este também é o pensamento de Valdeno Brito. Além de fazer a pole position e vencer a corrida 2 na etapa de Santa Cruz do Sul, no mês passado, o piloto paraibano tem ótimo retrospecto na pista de 3.695 metros da capital paranaense: ele venceu em 2010 e 2012, sendo esta última logo na segunda corrida da história da Shell Racing na Stock Car.

"É muito bom vir de pole e vitória na última corrida, ainda mais da maneira que foi, em uma prova que considero que tenha sido a melhor de minha carreira na Stock Car. Estamos muito otimistas em ser muito competitivo novamente em Curitiba, onde meu retrospecto também só aumenta nossa confiança", diz o piloto do carro 77.

Quem também tem motivos de sobra para esperar com ansiedade pela rodada dupla deste domingo é Ricardo Zonta. Além de correr em casa em Curitiba, justamente onde fez sua estreia na Stock Car (2007) e também onde conquistou sua primeira pole na categoria (2009), o curitibano terá a partir desta etapa um novo chassi, com o qual pretende iniciar uma nova fase no campeonato.

"Com a sequência de problemas que tivemos nas etapas anteriores, acabamos optando pela troca de chassi a partir da etapa deste final de semana. Ainda é cedo para avaliar se a troca será suficiente para trazer novamente a boa performance que tivemos na pré-temporada, mas estamos confiantes em conseguir iniciar em uma nova fase aqui em Curitiba, onde corro em casa, o que é sempre especial e, claro, também aumenta a pressão por um bom resultado", diz Zonta.

Após o treino extra dos freios amanhã, o primeiro treino livre para a sexta etapa da temporada acontece na sexta-feira (31). No sábado, o classificatório está previsto para às 12h, com transmissão ao vivo do Sportv. A rodada dupla tem início no domingo às 13h10, com a segunda prova ocorrendo a partir das 14h25, ambas também ao vivo no canal por assinatura.