Meinha completa 37 anos dedicados ao automobilismo

Chefe da equipe Eurofarma RC participou de todas as temporadas da Stock Car

Poucas pessoas estiveram envolvidas com a Stock Car desde a sua primeira temporada, em 1979, e não se desligaram dela até hoje. Uma delas é Rosinei Campos, chefe da equipe Eurofarma RC. Formado como técnico em mecânica de automóveis em 1976, Meinha começou a trabalhar com carros de corrida em 1978, quando preparava o Opala de Raul Boesel na extinta Divisão 1, que ajudou a formar a Stock Car. Na temporada seguinte estreou naquela que viria a ser a maior categoria do automobilismo nacional, também preparando o carro de Raul Boesel. Para celebrar sua história no automobilismo, o chefe de equipe comandará uma palestra contando sobre sua carreira aos alunos que fazem hoje o mesmo curso em que se formou. O evento acontece no próximo dia 2/12, no Senai do Boqueirão, em Curitiba, a partir das 15 horas.
 
"O Meinha era muito centrado e naquela época os carros eram muito diferentes. Mas já dava para sentir que ele gostava daquilo, entendia de motores e buscava conhecer ainda mais. Foi uma das melhores pessoas com quem trabalhei. Um ser humano incrível e um profissional impar", relembra Raul Boesel, que finalizou a temporada 1979 na quarta posição.
 
Além de estar presente em todas as temporadas da Stock até hoje, Rosinei Campos é um dos maiores vencedores da história da categoria. Como preparador, conquistou os campeonatos de pilotos por quatro oportunidades, em 1986 com Marcos Gracia e em 1996, 1997 e 1998 com Ingo Hoffmann, na equipe Action Power, de Paulo de Tarso. Até fundar, em 2000, sua própria equipe, a RC Competições, conquistando o primeiro título de pilotos em 2004, com Giuliano Losacco. "Sempre fui organizado, e queria uma oficina que fosse assim, uma referência no mercado pela limpeza, organização e bom serviço", diz.
 
"Ele é um profissional generoso. Apesar do seu conhecimento ele permite a troca, escuta o que o piloto tem a dizer, mesmo que a decisão seja outra. Os resultados mostram quem ele é", afirmou Ingo Hoffmann.
 
Em 2006 Meinha firmou parceria com a Eurofarma e desde então conquistaram juntos os títulos de pilotos de 2006 e 2007 com Cacá Bueno e o de 2010 com Max Wilson. Além dos campeonatos de pilotos, a Eurofarma RC conquistou quatro títulos por equipe e venceu a Corrida do Milhão, com Ricardo Maurício. A tradicional corrida, que encerrará o calendário da temporada 2013 será disputada no dia 15/12. Além do prêmio de R$ 1 milhão, a prova definirá o grande campeão do Circuito Nova Schin Stock Car. "Já estive em várias categorias, conheci muita gente fora do país, inclusive na F-1, mas poucos com a competência do Meinha", comenta Max Wilson. "E ele tem uma simplicidade que permite a aproximação do piloto, há uma troca, é incrível trabalhar com ele", acrescentou Ricardo Maurício, um dos candidatos ao título de 2013.
 
Além de comandar a Eurofarma-RC, Meinha também é chefe de equipe da Ipiranga-RCM, dos pilotos Thiago Camilo, também candidato ao título em 2013, e Galid Osman. Camilo é o atual bicampeão da Corrida do Milhão. "Cada dia nosso trabalho começa de novo. A vitória só serve para mostrar que estamos no caminho certo, mas não pode nos cegar. Temos que ter consciência que chegar no topo depende de um trabalho sério e ético, mas manter-se no topo é muito mais difícil", finaliza o chefe de equipe.