Lucas Foresti: primeira corrida de rua

11ª etapa acontece em Salvador

A Stock Car Brasil chega em sua reta final e, pela primeira vez na temporada, irá oferecer aos seus pilotos os desafios da um circuito urbano. Nas ruas da paradisíaca cidade de Salvador o piloto brasiliense Lucas Foresti (CVC | Prettynew | BRB - Banco de Brasília) irá enfrentar a sua primeira corrida de rua em um carro de turismo. Diferente das outras etapas toda a programação irá acontecer nesta sexta-feira (14) e Sábado (15).

Em seu ano de estreia na categoria, Foresti vive uma temporada onde tudo é novo. Desde as situações de acerto do carro até a própria adaptação ao sistema de disputas do Campeonato, tudo tem sido assimilado passo a passo e, durante os finais de semana de competição, uma vez que os treinos são proibidos ao longo do ano.

Lucas já teve em sua carreira várias experiências em circuitos de rua, todas elas em carros de fórmula. Ainda na F3 Sul-americana, em 2009, o piloto competiu em Piriápolis, no Uruguai, às margens do oceano. Também de F3 ele viveu os desafios do tradicional circuito nas ruas de Macau, na China, em 2010 e 2011. Em 2012 e 2013, quando competia na Fórmula Renault 3.5, Foresti teve então a possibilidade de competir no mais importante traçado urbano do mundo. Nas ruas de Mônaco, junto à programação da F-1, ele vivenciou as emoções e desafios que encantam há tantas décadas todos os amantes da velocidade.

O circuito do CAB (Centro Administrativo da Bahia) tem características um pouco diferente de outras pistas de rua. O traçado é montado em largas avenidas e seu desenho proporciona aos carros a possibilidade de atingirem altas velocidades. Entre os prédios da administração estadual, belos monumentos e um público apaixonado e muito próximo da pista, a Stock Car fará em 2014 a sua sexta corrida neste local.

"Todas as corridas de rua são muito difíceis. Principalmente quando, como é o meu caso, não se conhece a pista. Fiz alguns treinos em simulador que me deram uma base para pelo menos conhecer o traçado. Mas, achar os limites e trabalhar o acerto, só mesmo na pista. Teremos só dois treinos para acertar tudo na sexta-feira. A programação vai ser diferente, com a tomada e as duas corridas no sábado. O maior desafio certamente será andar no limite o tempo inteiro e poupar o carro, uma vez que uma forte batida não dará à equipe a chance de consertar a tempo para a outra atividade. Farei o meu máximo para conseguir uma bom lugar na tomada de tempos e, assim, voltar a marcar pontos no Campeonato", comentou o piloto de 22 anos.

Confira abaixo a programação completa do fim de semana.

Stock Car Brasil 2014 - 11ª Etapa
Salvador - BA
(Horário Local - Uma hora menos que Brasília)

Sexta-feira (14/11)
10h20 às 11h50: Primeiro treino livre
13h20 às 14h50: Segundo treino livre

Sábado (15/11)
08h00 às 09h00: Tomada de tempos (Ao Vivo - Sportv)
15h00 - Corrida 1ª Bateria (40 minutos + 1 volta) (Ao Vivo - Sportv)
16h10 - Corrida 2ª Bateria (20 minutos + 1 volta) (Ao Vivo - Sportv)