Gaúchos têm tradição na Stock, mas não têm vitórias

Nunca na história da categoria um representante do Rio Grande do Sul venceu uma corrida. Mas dois deles podem quebrar esta escrita nada agradável para o estado que maior tradição tem no automobilismo brasileiro

Em seus 36 anos de história, jamais um piloto gaúcho venceu na Stock Car. E a categoria teve grandes nomes nativos do Rio Grande do Sul em seu grid durante todos estes anos. No total, 18 pilotos nascidos no estado mais ao sul do país já disputaram pelo menos uma corrida na principal série do automobilismo brasileiro. Apesar de nenhuma vitória ter sido conquistada, os representantes gaúchos conquistaram duas pole positions e cinco pódios.

Na temporada 2015 o Circuito Schin Stock Car tem dois gaúchos no grid: o portoalegrense Vitor Genz, da equipe Boettger, e o estreante Cesar Ramos, de Novo Hamburgo (mas nascido em Porto Alegre), da Cavaleiro Sports. Na Corrida de Duplas que abriu a temporada, em Goiânia, o caxiense Matheus Stumpf juntou-se a Genz, formando a única dupla 100% gaúcha da categoria.

Um levantamento realizado para a Stock Car mostra estes números e traz nome, data de nascimento e cidade-natal de todos os pilotos que já passaram pela categoria. Entre os 18 representantes do Rio Grande do Sul que já disputaram ao menos uma prova na Stock, oito deles são nascidos em Porto Alegre; outros quatro, a exemplo de Stumpf, são de Caxias do Sul.

Outras cidades representadas por pilotos gaúchos são Farroupilha, Arvoredo, Encantado, Passo Fundo, Gravataí e Pelotas, embora Cesar Ramos resida em Novo Hamburgo, o piloto da Cavaleiro Sports nasceu na capital.

Entre os que se destacaram estão Alfredo Guaraná Menezes, tido por especialistas como um dos melhores pilotos da história do Brasil. O gaúcho de Arvoredo disputou somente 15 corridas na Stock Car, mas adicionou uma pole position ao seu currículo. Cesar Matias, de Caxias do Sul, tem uma pole e um pódio, enquanto João Campos, de Farroupilha, anotou quatro pódios em sua passagem na Stock.

No próximo final de semana o Circuito Schin Stock Car faz a primeira de três visitas ao Rio Grande do Sul. A terceira etapa da temporada acontece no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita; em 28 de junho é a vez de Santa Cruz do Sul receber a categoria, enquanto Tarumã abrigará a penúltima etapa do campeonato, no dia 8 de novembro.

Ainda em início de suas carreiras na categoria, Vitor Genz e Cesar Ramos têm o talento e as oportunidades para entrarem talvez para a história.

Confira a relação de todos os pilotos gaúchos que já passaram pela Stock Car
Alexandre Conill (Pelotas, RS)
Alexandre Rigon (Porto Alegre, RS)
Alfredo Guaraná Menezes (Arvoredo, RS)
Armir Valandro (Encantado, RS)
Aroldo Bauermann (Porto Alegre, RS)
Cesar Matias (Caxias do Sul, RS)
Cesar Ramos (Porto Alegre, RS)
Cézar Pegoraro (Porto Alegre, RS)
Claudio Ricci (Passo Fundo, RS)
Egon Herzfeldt (Porto Alegre, RS)
Gentil Sonaglio (Caxias do Sul, RS)
João Campos (Farroupilha, RS)
Joel Castilhos (Porto Alegre, RS)
Matheus Stumpf (Caixas do Sul, RS)
Sérgio Boeck (Porto Alegre, RS)
Sérgio Pereira (Gravataí, RS)
Vitor Genz (Porto Alegre, RS)