Felipe Fraga aposta no retrospecto em pistas novas

Circuito dos Cristais recebeu modificação significativa no traçado, caindo de 4,4 para 3,3 quilômetros de extensão

A Stock Car disputa sua sexta etapa da temporada 2017 em um traçado inédito para pilotos e equipes: o reformado Circuito dos Cristais, que estreou no calendário no ano passado mas que já traz uma modificação de pista para este ano, caindo de 4,4 para 3,3 quilômetros sua extensão e incluindo novas curvas em seu primeiro trecho.

Quando a principal categoria do automobilismo brasileiro entra numa pista inédita, um piloto é destaque: Felipe Fraga, da equipe Cimed Racing. O atual e mais jovem campeão da Stock Car (aos 21 anos) venceu a prova disputada em Minas Gerais no ano passado e também foi o vitorioso em novos circuitos que voltaram à Stock, como em Goiânia 2014.

“Todo circuito novo é um desafio extra para pilotos e equipes, porque, como se sabe, os testes são proibidos na Stock Car, então só podemos conhecer a pista com o carro durante o treino livre de sexta-feira. Por isso é importante começar bem o final de semana para conseguir bons resultados mais uma vez, como foi na reinauguração de Goiânia em 2014 e no ano passado aqui com a vitória em Curvelo”, diz Fraga, que neste ano já venceu a etapa do Velopark.

A mudança foi um pedido de pilotos e equipes para melhorar a segurança em alguns pontos da pista, mas o jovem piloto da Cimed Racing diz que já sentirá saudade do traçado maior. “É bem seletivo e desafiador para o piloto. Não andei na pista nova e não posso opinar ainda, mas a impressão é que ficou mais lenta no primeiro trecho”, diz Fraga, que ocupa a nona colocação na tabela, com 79 pontos.

A impressão de “circuito de rua” foi criada pelos muros bem próximos da pista nas novas curvas e também pelo traçado mais lento, mas ainda é cedo para avaliar como será o consumo de pneus e combustível na nova pista, como explica William Lube, chefe da equipe Cimed Racing, atual bicampeã da Stock Car.

“Em termos de desgaste de pneu, não é tão complicada quanto Tarumã, mas também gasta mais do que circuitos como Velopark. O consumo foi crítico no ano passado, mas com a redução de algumas curvas pode ser menos problemático em 2017”, diz Lube.

Os treinos da Stock Car em Curvelo serão iniciados nesta sexta-feira (21), a partir das 13h. No sábado, o treino classificatório também acontece às 13h, mesmo horário do início da rodada dupla no domingo. A definição do grid e as duas corridas terão transmissão ao vivo dos canais Sportv.