Fazendo história

Em Curitiba, Lucas Foresti tornou-se o primeiro nativo de Brasília a vencer uma prova em 36 anos de vida da categoria

O Distrito Federal é um reconhecido celeiro de pilotos. Desde a década de 1960 com a Oficina Camber, de onde saíram Alex Dias Ribeiro, Roberto Pupo Moreno e Nelson Piquet para a Fórmula 1 – além de Felipe Nasr, o primeiro brasileiro a pontuar em sua estreia na F1. Vários outros que fizeram carreira no automobilismo nacional e internacional, como por exemplo Vitor Meira, líder da Copa Petrobras de Marcas e que teve passagem duradoura na Fórmula Indy.

Em 36 anos, a Stock Car teve pilotos e equipes brasilienses competindo, mas no último final de semana em Curitiba a História foi escrita por Lucas Foresti. Ele é o primeiro piloto nascido em Brasília a vencer na principal categoria do automobilismo brasileiro. Vários tentaram, como o próprio Meira em 2012, Luiz Garcia Junior em 2005, Marcelo Tarrafas em 1985 e Sandro Ferrari em 1984.

Mas a primeira vitória de um brasiliense na história da Stock Car veio pelas mãos de Foresti e da equipe AMG Motorsport. Não é sempre que novas marcas são criadas na principal categoria do automobilismo brasileiro. A última grande marca importante nesse sentido havia sido a vitória de Felipe Fraga na primeira prova do ano passado, que fez do tocantinense o mais jovem a vencer, com 18 anos. “Foi muito legal descobrir que eu fui o primeiro piloto brasiliense a vencer na Stock Car”, comenta Lucas.

“Afinal, o Distrito Federal sempre teve muitas equipes boas, como a Amir Nasr e a Gramacho, e pilotos como Vitor Meira, que ganhou na Fórmula Indy, por isso fico surpreso com a estatística. É legal, fico feliz e honrado por marcar meu nome na história do automobilismo brasiliense na Stock Car. História essa muito bonita e gloriosa, por sinal”, destaca o piloto da AMG Motorsport.

Depois da primeira vitória e do alívio, Lucas agora foca em novas marcas: “Um piloto nunca fica satisfeito com uma só vitória. Agora que senti o gostinho vou querer sentir mais vezes. Não é fácil vencer na Stock Car, o que torna a vitória ainda mais importante. Temos mais duas etapas até o fim do ano, quem sabe, né?”, brinca. A próxima etapa está marcada para 8 de novembro, em Tarumã (RS).