Circuito Schin Stock Car apoia Outubro Rosa

Luta contra o câncer de mama no Brasil

Em outubro é comemorado o Outubro Rosa, ou Pink October, que é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres em todas as regiões do País, exceto na região Norte, onde o câncer de colo de útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2014 foram estimados 57.120 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,1 casos por 100.000 mulheres. A taxa de mortalidade por câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira. 

A Américas Amigas, associação civil sem fins lucrativos, trabalha desde 2009 pela diminuição dos índices de mortalidade por câncer de mama e está mobilizando setores, empresas e a sociedade com o objetivo de chamar a atenção para a importância da mamografia e conscientizar as mulheres a fazerem o exame anualmente. Descobrir o câncer de mama em seu estágio inicial possibilita a cura em 95% dos casos. 

Desde a sua fundação em 2009, a associação Américas Amigas já beneficiou 23 instituições de saúde com a doação de mamógrafos, sistemas de mamografia digitalizada (CR), mesa de esterotaxia e outros equipamentos voltados à detecção e diagnóstico do câncer de mama.

Além dos mais de 280 mil exames já realizados nos equipamentos doados, 72 técnicas em mamografia e 12 médicos radiologistas foram treinados no hospital de câncer de Barretos e Hospital Albert Einstein em São Paulo. Mais recentemente, a Américas Amigas também passou a oferecer treinamento aos coordenadores dos serviços de mamografia das instituições beneficiárias.

Para doar para a Associação, acesse http://www.americasamigas.org.br/lpage/