‘Calorão’ de Goiânia é desafio extra, diz Foresti

Outono com temperaturas acima dos 30ºC no Centro-Oeste do Brasil influencia - e muito - na hora de preparar o carro para as corridas

Com 3.835 metros de extensão, sendo mais de um terço composto por retas, o circuito de Goiânia pode parecer fácil no papel, mas na prática faz os pilotos e equipes suarem em busca do melhor ajuste do carro. Literalmente. E a culpa é exatamente dele, do calor. Mesmo estando em pleno outono, as temperaturas na região estão acima dos 30 graus. Para quem não está acostumado é como se sentir dentro de um forno; já os locais falam que "esta é a época mais fresca do ano". Sério?

A temperatura alta não só torna a vida dos pilotos mais difícil - se colocarmos um termômetro na cabine na hora da corrida a temperatura passa dos 50º -, mas faz a cabeça dos engenheiros quebrar. O causticante calor do asfalto torna um desafio na hora do ajuste do carro e, principalmente do comportamento dos pneus. "O fato de morar em Brasília me ajuda um pouco nesse sentido!", brinca Lucas Foresti, da equipe CVC Full Time, que fez parte da turma dos vencedores de provas no ano passado.

"Junto com o emborrachamento da pista, o calor é um fator que influencia muito no acerto do carro, principalmente na calibragem dos pneus. Nosso grande desafio está sendo no miolo do circuito, que é a parte mais lenta da pista; nas outras o carro está se comportando bem em alta velocidade. Além disso, tivemos um treino de desenvolvimento no início da manhã onde coletamos muitos dados para estudar até o treino livre do sábado, o que é bom, pois estamos vendo na meteorologia que os próximos dois dias serão basicamente iguais", conta o piloto brasiliense que por enquanto tem em Goiânia uma de suas corridas de casa, junto com o próprio Distrito Federal, cuja prova ainda não está 100% confirmada.

As corridas do fim de semana, marcadas para as 13h e 14h10 do domingo (horários de Brasília) devem acontecer no ápice do calor, em torno dos 32ºC de temperatura ambiente. Ou seja: capriche no protetor solar.